Terapia Racional Emotiva

A Terapia Racional ou Terapia do Comportamento Emotivo Racional, TCER, é baseada em várias proposições fundamentais, ou hipóteses.

E a primeira delas é a de que o passado não é crucial na vida de uma pessoa; o passado afeta bastante uma pessoa, mas esta pessoa afeta a si mesma muito mais do que o passado a afeta. Pois não importa o que ela aprendeu durante o seu desenvolvimento histórico, a única razão para que estas coisas que aconteceram a ela, que foram ditas a ela, continuem afetando ela agora, é por que ela continua doutrinando a si mesma com as mesmas filosofias de vida, os mesmos valores, que foram inicialmente incorporados e ensinados a ela, muito cedo, durante a sua infância.

Nós nos firmamos grandemente no presente, na Terapia do Comportamento Emotivo Racional, ao invés do passado. E nós acreditamos, que as experiências atuais do indivíduo, repletas de emoções negativas e comportamentos auto-derrotistas e ineficientes, são causadas por que o indivíduo, agora, continua doutrinando a si mesmo, com aquilo que chamamos de simples frases exclamatórias, que envolvem idéias.