Laborterapia

A laborterapia ocupa o tempo dos residentes na parte da manhã, com trabalhos ligados à terra e o contato com o solo e o ar puro.

O jardim
Ao cuidarem das plantas e flores, os residentes vão recuperando a sensibilidade, possibilitando assim um crescimento mais harmonioso e com momentos de reflexão.

O pomar
O contato com as árvores frutíferas é de grande valia para o tratamento. Ao cuidar, adubar e regar as plantas, os recuperandos fazem um paralelo com a importância de produzir alimentos para o próprio consumo.

A pocilga
Aqui os recuperandos trabalham cuidando dos animais, tendo a atenção voltada para a alimentação dos mesmos e a higiene local. Eles são instados a assumir essa tarefa com grande responsabilidade, o que os faz despertar para os cuidados consigo mesmo.

A horta
É um estágio no qual o recuperando tem contato direto com a terra no preparo dos canteiros e sementeiras. As verduras cuidadas por eles são colhidas e consumidas nas refeições. Dizemos: “Os recuperandos germinam junto com as verduras”. Aqui se trabalha o interesse, a iniciativa e a paciência.

A cozinha
Implica na lavagem de panelas e louças, na preparação de alimentos e na produção de pães. Também fazem parte desta fase a manutenção e a organização do setor onde são armazenadas as frutas e legumes. Aqui se exercita a responsabilidade e a higiene, e ainda a valorização dos princípios da economia doméstica.

A limpeza
Os recuperandos passam a fazer a limpeza das dependências das casas: varandas, refeitório, corredores, banheiros. Assim, trabalham a limpeza e a organização de modo geral, bem como os cuidados pessoais, fazendo com que a auto-estima e a vaidade estejam mais equilibrados.

A disponibilidade
Quando o recuperando chega a este momento, que coincide com as vésperas do término do processo terapêutico, ele fica responsável por dar as boas vindas aos recém-chegados. É também a oportunidade para refletir sobre o percurso do seu tratamento, podendo colaborar – se sentir vontade – ou voltar a algum estágio para refazê-lo, caso sinta necessidade.